Regulação da Saúde Pública: Assistência Hospitalar

Atualizado: 24 de jan.

A regulação Hospitalar, seja através de um núcleo interno ou de uma central reguladora, tem como papel gerenciar toda a disponibilidade e necessidade de oferta de procedimentos que envolvam prestação de serviço hospitalares, sejam eles eletivos ou de urgência.


É por meio dessa regulação que também é possível visualizar o mapa de leitos das unidades executantes, incluindo a UTI e o registro dos desfechos dos atendimentos hospitalares por alta, óbito ou transferência.


Para se ter uma regulação hospitalar eficiente, é necessário que sejam estabelecidos controles adequados. Estes podem ser definidos internamente pelo próprio serviço hospitalar, através de um núcleo interno de regulação (NIR), ou externamente, por exemplo, pela própria central de regulação da secretaria de saúde, campo onde o nosso sistema se faz presente.


Esses controles passam pela otimização dos leitos de internação e UTI, tempo de internação, condições de alta visando a desospitalização e internação domiciliar. Passam ainda pela regulação dos procedimentos disponíveis na rede hospitalar, com destaque para os procedimentos cirúrgicos eletivos de acordo com a capacidade de oferta do Hospital.


É aí que nosso sistema entra em cena!


Esses procedimentos precisam ser regulados, através do nosso consistente módulo de regulação, a secretaria de saúde e a rede hospitalar têm a possibilidade de gerenciar a entrada dos pacientes para o serviço hospitalar oferecendo um controle da demanda através das listas de espera e agendamento informatizado.


Mesmo não sendo voltadas para a área hospitalar, nossas soluções são fundamentais nesse processo de regulação. Isso porque é papel da Central de Regulação Hospitalar articular a continuidade do cuidado nos outros pontos da rede de Atenção à Saúde, principalmente na Atenção Primária, focando sobretudo na desospitalização e no cuidado domiciliar pactuado com a RAS.


E é aí que a Olostech apresenta um grande diferencial! Nossa ferramenta de Notificação de Contrarreferência possibilita à rede hospitalar fomentar a continuidade do cuidado aos pacientes direcionando-os para a Atenção Primária através de um software integrado com toda a rede! Para saber mais sobre essa solução, acesse nosso post: O Premiado Software de Notificação de Contrarreferência em Saúde da Olostech.


A integração das informações permite uma comunicação eficiente entre atenção especializada e atenção primária, e é por isso que nossas soluções para a área de Regulação auxiliam as secretarias de saúde a garantir a otimização de recursos, a humanização do atendimento e a continuidade do cuidado dos pacientes.



41 visualizações0 comentário