Perda de medicamentos, insumos e vacinas por data de validade!?

6 formas de lidar com a gestão da perecividade de medicamentos e materiais.



Vez ou outra sai uma notícia a respeito da perda de medicamentos, insumos e vacinas no SUS devido à data de vencimento excedida.


Nós sabemos o quão trabalhoso é o gerenciamento de estoque destes insumos. Mas é possível prevenir as perdas através de uma boa ferramenta de gestão de materiais e medicamentos, e o sistema Olostech possui uma consolidada e completa ferramenta que há anos vem ajudando secretarias municipais de saúde a gerir de forma saudável e eficiente seus recursos empregados em medicamentos e materiais.


Quer saber como ajudamos os clientes Olostech evitar a perda de medicamentos?


Veja só:


1. Todo medicamento cadastrado no Sistema possui exigência de indicação de fabricante, fornecedor e lote, além, é claro, de data de fabricação e validade. Garantimos assim total rastreabilidade de cada comprimido que é entregue ao cidadão;


2. Na aprovação dos pedidos os almoxarifados já recebem indicação automática de quais lotes devem ser enviados às unidades, baseando-se na quantidade disponível no estoque e selecionando medicamentos com data de validade mais próxima;


3. Nas farmácias das unidades não poderia ser diferente! O sistema calcula e seleciona automaticamente quais lotes o farmacêutico deve entregar ao cidadão.


4. Todos os dias, ao acessar os ambientes da Farmácia e do Almoxarifado, os operadores recebem um aviso de materiais e medicamentos com data de validade próximas do vencimento para devidas providências;


5. A qualquer momento é possível consultar relatórios de perecividade e vida útil dos materiais, possibilitando selecionar a visualização de materiais a vencer em 15, 30, 45 dias e muitas outras informações sobre cada um dos lotes;


6. Nosso software oferece uma ferramenta que possibilita a devolução de medicamentos das unidades para o almoxarifado. Isso significa que medicamentos próximos ao vencimento podem ser devolvidos ao almoxarifado e enviados a outra unidade que esteja com saldos menores.


Estas são 6 formas de lidar com a gestão da perecividade de medicamentos e materiais. O sistema Olostech ainda possui inúmeras formas de promover economicidade e controles precisos dos estoques das unidades. Mas isso é assunto para outro artigo!


Continue nos acompanhando e saiba mais sobre como promover economia e controle dos recursos públicos através do sistema Olostech.


128 visualizações0 comentário