top of page

Como a Olostech contribui para as campanhas de vacinação das secretarias de saúde.

A revista Consensus, um dos principais veículos de comunicação do CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde, publicou recentemente uma reportagem importante sobre a queda da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos. Os motivos desta queda são debatidos na matéria por especialistas, e a matéria possui grande relevância, dado o momento vivido no Brasil e no mundo, em que apenas a imunização traz esperança para a derrota do Coronavírus.


O Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único do Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que ofertam, de maneira universal, um rol extenso e abrangente de imunobiológicos. O Programa Nacional de Imunização (PNI) sempre foi referência mundial e é reverenciado por todos os grandes especialistas na área. No sistema integrado de gestão da saúde pública desenvolvido pela Olostech, a área de imunização não poderia possuir menor relevância.


Além de permitir, de maneira muito ágil, o registro das doses de vacina nas Salas de Vacinação Informatizadas, o sistema possui funcionalidades importantes de Busca Ativa e identificação de população não vacinada. Deste modo, em toda a rede de saúde onde o usuário é atendido, são recebidos alertas de aprazamentos em atraso ou futuros, tanto para ele como para seus familiares.


Vacina em Dia


A verificação da Caderneta eletrônica de vacinação também é possível em todas as unidades de saúde, independente do tipo de serviço acessado pelo usuário SUS. Também possui igual importância a possibilidade de emissão de Certidão de Vacina em Dia em escolas, creches, ou outras instituições interessadas, sendo necessário para isso apenas informar o nome do usuário SUS, sua matrícula ou CNS.


Registro de imunização contra a Covid-19 integrado à RNDS.


Além disso, diante das especificidades do contexto de pandemia em que estamos inseridos e às mudanças no processamento de dados do DATASUS, recentemente construímos nosso processo de integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), possibilitando aos clientes Olostech o envio automático de informações de imunização contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde.


Com essas funcionalidades, o módulo de Vacinação do Sistema Olostech, vai muito além do registro da informação, tornando-se um importante aliado das secretarias de saúde no combate à queda da cobertura vacinal e na promoção das ações ligadas ao Programa Nacional de Vacinação.


A Olostech, como parceira da Saúde Pública, também acredita no grande poder que tem o Programa Nacional de Imunização e orgulha-se de fazer parte desta história.


Para ter acesso à matéria completa da revista Consensus, acesse:





bottom of page