top of page

Municípios que utilizam o sistema da Olostech para gestão do SUS são destaque em saúde pública.

As prefeituras parceiras da Olostech ocupam posições de excelência em estudos que medem a qualidade do atendimento em saúde pública, com notas muito acima da média das demais prefeituras.


No Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), por exemplo, o resultado é expressivo. Entre os 411 municípios analisados pelo estudo, estão seis que utilizam o sistema Olostech (Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Piracicaba, São Bento do Sul, Praia Grande e Joinville). As médias nacionais para os indicadores “Acesso à Saúde” e “Qualidade da Saúde” são, respectivamente, de 60,73 e 73,97. Já os municípios atendidos pela Olostech têm notas médias de 72,02 e 83,02 para esses índices.


No indicador “Qualidade da Saúde” o município de Jaraguá do Sul aparece na terceira colocação geral. O estudo do CLP destaca que a prefeitura de Jaraguá do Sul tem o melhor resultado do país em um dos subitens que compõe o indicador, o de “mortalidade por causas diversas” e teve uma melhora expressiva no subitem “mortalidade na infância”, subindo 205 posições.


Já no indicador “Acesso à Saúde”, é a prefeitura de Joinville que aparece na segunda colocação geral. De acordo com o estudo, “o município apresenta ótimo resultado em cobertura vacinal (12ª colocação), bem como melhoria significativa em cobertura de atenção básica (subiu 35 posições e ocupa a 87ª colocação) e atendimento pré-natal (subiu 32 posições e ocupa a 108ª colocação)”.


Em outro estudo, o “Desafios da Gestão Municipal (DGM)”, elaborado pela consultoria Macroplan, são analisados os 100 municípios brasileiros com maior população. Entre eles aparecem Joinville e Piracicaba. Ambos estão bem acima da média das 100 maiores cidades no quesito Saúde do estudo. Piracicaba aparece na 22.º posição e Joinville na 5.º no ranking.


“Todo nosso trabalho é para garantir soluções para o atendimento em saúde das prefeituras. Garantir esse atendimento é garantir um bom atendimento ao cidadão”, explica Alfredo Roeder Junior, diretor e sócio fundador da Olostech.


Fontes:


bottom of page