top of page

O que é Estratégia de Saúde da Família?




O que é a Estratégia Saúde da Família?


Dentre os grandes programas de saúde brasileiros que são referência mundial está a Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Programa de Saúde da Família (PSF) como era conhecida antigamente.


Nascido lá em 1994, esse projeto tem por objetivo promover a qualidade de vida da população, de uma maneira que torna essa estratégia uma das mais interessantes do mundo. Sabe porquê? A ESF age na raiz dos problemas, atacando potenciais causadores das principais enfermidades que acometem a nossa população como, por exemplo, o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo.


A principal premissa da ESF é tratar a saúde de uma maneira diferente do que estamos acostumados a ver, ou seja, prevenir ao invés de remediar. Ela considera não apenas o indivíduo, mas todo o meio no qual está inserido: o ambiente familiar, social e até mesmo geográfico. Além disso, a estratégia visa expandir, qualificar e consolidar os preceitos do SUS na atenção básica, ampliando a resolutividade e impacto na saúde com uma ótima relação Custo X Efetividade. Afinal de contas, se a ideia é prevenir o custo em saúde para o cidadão e o próprio estado, será muito menor.


Como funciona a Estratégia Saúde da Família?


A estratégia consiste em uma equipe multiprofissional, a chamada Equipe de Saúde da Família, que deve ser composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e Comunidade (Médico da ESF), enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família (Enfermeiro da ESF), auxiliar ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.


A atuação dessa equipe se dá em uma região geograficamente delimitada e deve atender um número máximo de 4 mil habitantes/pacientes, sendo a média ideal de 3 mil, respeitando os critérios de equidade para definição dessa quantidade. O recomendado é que o número de pessoas por equipe deve considerar o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.


Prevenção e Promoção da Saúde são o foco da ESF


Dentre as principais ações realizadas por essa equipe, estão as ações sociais e de Promoção da Saúde, campanhas de prevenção, gerenciamento de agravos e reabilitação de doenças comuns naquele território.


Legal né? Mas mesmo tendo todas essas qualidades, o programa da ESF ainda é muito subestimado pela população brasileira, muito provavelmente por falta de conhecimento do real potencial dessa estratégia. Por essa falta de informação, muita gente ainda não consegue aproveitar esses recursos e é aí que entra em cena uma peça chave dessa história, o Agente Comunitário de Saúde (ACS).


Qual o papel dos Agentes Comunitários de Saúde?


Por também serem integrantes das comunidades onde atuam, eles são fundamentais para promover e fortalecer um elo de ligação entre os pacientes e as unidades de saúde e suas respectivas equipes médicas.


Além disso, por fazerem parte dessas comunidades é muito mais fácil apontarem ou identificarem quais os principais riscos e vulnerabilidades aos quais a população está exposta, sem falar que essa relação de proximidade criada não só por eles, mas também por toda a equipe com a comunidade, faz com que a assistência médica fornecida seja muito mais assertiva e eficiente.


Então, considerando que ainda uma boa parte da população brasileira tem como único acesso à saúde disponível o próprio SUS, poder contar com uma estratégia que olha para cada indivíduo e o meio em que se insere, visando principalmente a prevenção, com um método de atendimento que vai muito além de uma consulta tradicional, faz toda a diferença na qualidade de vida dessas pessoas.


Esperamos que tenhamos conseguido levar um pouco mais de informação sobre o nosso SUS, muitas vezes subestimado, mas que é uma das conquistas mais importantes do povo Brasileiro.


Para mais conteúdos com esse, se inscrevam no nosso blog e nos sigam nas redes sociais.


Até a próxima!



bottom of page