• Sarah Drechsel

Retrospectiva Olostech 2021

“Cada vez mais a tecnologia tem se mostrado uma aliada indispensável da saúde. Desde março de 2020, unimos forças para fazer as adequações necessárias e desenvolver soluções para atender as demandas impostas pela pandemia.


Nesse contexto, a Olostech vem trabalhando para realizar as transformações necessárias, desenvolvendo novas ferramentas e melhorando as soluções existentes.


2021 também foi um ano de transformações em nossa empresa. Mudamos nossa estrutura, estamos ajustando nossos processos e investindo no desenvolvimento de nossos colaboradores.


Tudo isso para que, em 2022, estejamos cada vez mais próximos de nossos clientes, fornecendo soluções eficazes e o apoio necessário para que possamos, juntos, continuar trabalhando por uma saúde pública de qualidade.”


Alfredo Roeder Junior - Diretor Presidente e Fundador da Olostech

Andreia Justo - Diretora Executiva



2021 foi um ano de muitos desafios e muitas conquistas. Nessa retrospectiva, vamos trazer um pouco de tudo que aconteceu por aqui, relembrando as principais soluções disponibilizadas para nossos clientes ao longo do ano.


Iniciamos a implantação do aplicativo e-Cidadão Saúde em 7 municípios clientes e esperamos, com ele, transformar a forma como o cidadão se relaciona com os serviços de saúde de seu município. Ao longo do ano, foram lançadas diversas funcionalidades que podem gerar impactos diretos na qualidade do atendimento e nos índices de absenteísmo dos municípios. Nessa retrospectiva, revisitamos algumas delas!


Uma das principais funcionalidades que lançamos esse ano foi a solicitação de atendimento através do aplicativo, em que o usuário pode informar qual o período no qual deseja ser atendido e o motivo de seu pedido. Também lançamos a solicitação de transferência ou cancelamento de agendamentos. Funciona assim: depois que a unidade efetua o agendamento, o usuário recebe um aviso com as informações de agendamento, se não puder comparecer, basta solicitar transferência ou cancelamento do agendamento.


Além das solicitações, lembretes e avisos, como o de receitas de medicamentos a vencer, que lembra o usuário de agendar sua consulta para renovação da receita, e também o Aviso de Vacinas, que gera alertas para segunda dose da vacina da Covid-19 e para todas as vacinas, para o usuário e seus familiares.


No que diz respeito aos serviços de mensageria, o nosso aplicativo permite o envio de mensagens personalizadas, tanto da Secretaria de Saúde ou diretamente da Unidade de Saúde. Além de toda a consultoria e planejamento de implantação, a Olostech ofereceu aos seus clientes materiais de campanha do aplicativo personalizados para divulgação do aplicativo junto à população.


Também foi um ano de olharmos para o Previne Brasil. Implementamos relatórios de acompanhamento dos indicadores do programa, para que os gestores e todas as equipes possam monitorar seus resultados e compreender como estão sendo contabilizados os indicadores. Realizamos ainda uma série de treinamentos, palestras e uma live sobre coleta de dados e registro de indicadores do Previne Brasil no Sistema Olostech, visando otimizar ao máximo o registro de dados no sistema.


Além dessas frentes, lançamos o novo modelo de gestão de cotas para Consórcios Intermunicipais de Saúde, que permite que os municípios consorciados proponham e gerenciem suas cotas junto ao Consórcio Intermunicipal, possibilitando maior autonomia e agilidade.


Iniciamos também a implantação dos serviços de assinatura digital em 4 clientes Olostech. Nestes municípios, profissionais de saúde já contam com a possibilidade de assinar digitalmente os prontuários de seus atendimentos, garantindo total segurança dos dados e economicidade.


Lançamos ainda um portal para que o usuário SUS notifique problemas de saúde à secretaria de saúde de maneira remota, a partir do qual os casos são triados e os pacientes orientados. O projeto surgiu voltado à notificação de casos suspeitos de dengue, que podem ser notificados e passam a ser acompanhados pelo sistema de monitoramento. Este portal também está disponível no aplicativo e-Cidadão Saúde.


Destacamos ainda alguma melhorias como: a possibilidade de geração automática de número SINAN; uma ferramenta para criação de modelos de editais no Sistema de Gestão de Compras Públicas - SGCP e o Painel de Chamadas nas Salas Informatizadas.


Outra novidade, é que agora os treinamentos Olostech estão disponíveis por videoaulas. Ao longo de 2021, disponibilizamos mais de 60 videoaulas sobre as funcionalidades e ferramentas do sistema, para que os profissionais tirem suas dúvidas ou relembrem aspectos específicos das ferramentas sempre que quiserem.


Foi um ano intenso de atendimentos, sempre buscando fazer o melhor pelos nossos clientes! Foram mais de 240 reuniões, 2612 protocolos de atendimento finalizados e mais de 208 protocolos de melhorias atendidos!


Além de todas essas ações, ainda estivemos bastante focados em atender as demandas da pandemia que, com a ampliação da vacinação, trouxe novas necessidades de recursos para auxiliar os municípios nesse contexto. Para conferir tudo que fizemos, acesse nosso post “Como ajudamos nossos clientes no enfrentamento da Covid-19”.


Sempre atentos às necessidades de nossos clientes e às novas demandas do Ministério da Saúde, nosso time continua focado em facilitar e otimizar o trabalho dos profissionais de saúde. E, para 2022, estamos preparando muitas novidades!

39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo