top of page

Como ajudamos nossos clientes no enfrentamento à Covid-19


Desde o início da pandemia, concentramos nossos esforços para ajudar os clientes Olostech no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Já são mais de 250 adaptações e melhorias no software implementadas desde março de 2020, mais de 391* chamados relacionados à Covid atendidos durante o ano de 2021 e 253.371* notificações de casos suspeitos de Covid-19 registradas em nosso sistema por 16 municípios clientes Olostech.


Nesse post, destacamos alguns exemplos de como a tecnologia da informação pode ser uma aliada poderosa no enfrentamento à Covid-19, apresentando as principais ferramentas e melhorias fornecidas pela Olostech para auxiliar os profissionais de saúde nessa luta.


Módulo de notificação e monitoramento de pacientes


Quando a Covid-19 iniciava seu avanço mais crítico no Brasil, colocamos à disposição dos clientes Olostech uma ferramenta para Notificação e Monitoramento de casos de Covid-19. Com esta ferramenta, a notificação de um caso suspeito pode ser feita em qualquer ponto da Rede, seja uma unidade básica, uma Policlínica, um prestador privado, a Rede Hospitalar, etc. Estas notificações são gerenciadas de forma centralizada, aumentando a capacidade de monitorar pacientes e permitindo ampla atenção a cada caso suspeito.

Criada em 2009, para monitorar casos de H1N1, esta é uma ferramenta de notificação e monitoramento de pacientes, que foi aprimorada para facilitar a execução do protocolo do Ministério da Saúde. Com esta ferramenta é possível cadastrar o agravo Covid-19, definir sintomas, situação do paciente e comorbidades. A partir destas informações, é possível, a partir de qualquer ponto de atenção da rede, notificar um caso suspeito, e, então, após notificação (que é 100% compatível com as informações presentes na notificação do e-SUS VE), permite que sejam feitos monitoramentos dos pacientes a cada 48 horas, conforme o protocolo de manejo, e entrega aos gestores importantes relatórios em tempo real. Já são mais de 30 melhorias implementadas neste módulo, para que possamos chegar o mais perto possível da necessidade de cada gestão municipal. Porém, não paramos por aí!


Automonitoramento no aplicativo e-Cidadão Saúde


Lançamos em nosso aplicativo e-Cidadão Saúde, a opção de automonitoramento, ou monitoramento para seus familiares, que permite que os cidadãos diagnosticados ou com suspeita de Covid-19 ou Síndrome Gripal enviem diariamente, direto de suas casas, informações a respeito de sua situação de saúde. Mediante configuração, é possível sinalizar quais sintomas e situações devem gerar alertas, e então, as equipes responsáveis pelos monitoramentos podem acompanhar estes pacientes notificados sem que seja necessário uma ligação telefônica ou aplicativo de mensagens.


Portal de notificação de problemas de saúde.


O uso da TI na saúde vem se tornando uma realidade cada vez mais presente no Brasil e, com as necessidades de redução de aglomerações, soluções para atendimento remoto de outras situações de saúde se tornaram cada vez mais urgentes. Nesse contexto, um de nossos clientes, vivendo um caso de surto de dengue, levantou a necessidade de uma nova ferramenta onde os usuários pudessem notificar a secretaria de saúde sobre seus problemas de saúde e a equipe responsável pudesse avaliar se são sintomas típicos da Dengue, tudo de maneira remota. Diante disso, lançamos um portal que permite a notificação de problemas de saúde. Nesse portal, qualquer pessoa do município pode comunicar à secretaria de saúde, a qualquer momento, seus sintomas e condição de saúde, ou de seus familiares. Os casos serão triados e os pacientes orientados. Casos suspeitos de dengue poderão ser notificados e passarão a ser acompanhados pelo sistema de monitoramento. Esta notificação de problemas de saúde também poderá ser realizada a partir do aplicativo E-cidadão saúde.


Além dessas inovações, foram realizadas inúmeras melhorias e adaptações, como a disponibilização de ferramenta para notificações de casos suspeitos em todos os pontos de atenção da rede; notificação à equipe de enfermagem, médicos e dentistas de suspeita de Síndrome Respiratória desde a recepção do paciente; o destaque das informações de monitoramento no prontuário do paciente, facilitando a visualização pela equipe de saúde e também a adaptação do módulo de Atendimento de Urgência e Emergência para que os PAs funcionassem como Hospitais de Campanha.


2021: ano de vacinação!


Este ainda foi um ano de forte enfrentamento à pandemia da Covid-19, porém, com características e necessidades muito diferentes do cenário de 2020. Durante o ano de 2021, os clientes Olostech iniciaram e intensificaram a vacinação contra a Covid-19, o que, aos poucos, alterou o cenário da crise e trouxe esperança de tempos mais calmos. Com isso, por aqui, trabalhamos ativamente para apoiar nossos clientes nestas novas necessidades e desafios.


Integração do sistema Olostech com a RNDS para registro de dados da campanha de vacinação


Nos primeiros meses do ano, disponibilizamos a integração do sistema Olostech com a Rede Nacional Dados em Saúde, a RNDS, possibilitando que as doses de vacina contra a Covid-19 fossem enviadas ao sistema do Ministério da Saúde de forma automática e diária. Esta integração foi disponibilizada a todos os clientes, que puderam aderir, desde o início do ano, a esta nova forma de registro, que torna mais eficiente e segura a transmissão de dados da campanha de vacinação contra a Covid-19. Além disso, o módulo possui funcionalidades de identificação de população não vacinada e busca ativa, gerando alertas de vacinas próximas ou em atraso, tanto para o usuário atendido quanto para seus familiares, além de relatórios para o mapeamento da situação do município.


Notificação de prazos de vacinas no celular através do Aplicativo e-Cidadão Saúde


Com a integração do aplicativo à Sala de Imunização Informatizada, que calcula os aprazamentos, as Secretarias de Saúde puderam garantir que os usuários SUS fossem notificados através de avisos personalizados sobre os prazos das doses de reforço de todas as vacinas importantes, inclusive da Covid-19.


Também trabalhamos em novos relatórios de vacinação e de monitoramento da Covid-19 e criamos novas possibilidades de filtros em relatórios, além de novas opções de visualização de pacientes com sintomas e agravantes. Outras funcionalidades que auxiliaram no processo de vacinação dos grupos prioritários foram a validação de atestados médicos com uso de QR-Code e a emissão de declarações médicas padronizadas.


Além disso, orgulhamo-nos de estarmos presentes em municípios que se destacaram internacionalmente no combate à pandemia. Foi o caso de Joinville, que foi considerada referência em gestão da pandemia pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Já em Jaraguá do Sul, o “Telemonitoramento Covid” (parceria entre IDOMED - Estácio e a Secretaria Municipal de Saúde), utilizando nosso módulo de monitoramento, foi um dos destaques selecionados para o Laboratório de Inovação - Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 idelaizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).


Na medida em que as características da pandemia foram mudando e os nossos clientes precisaram se reorganizar, fizemos o possível para que nossas ferramentas também fossem se adequando à nova realidade. Nossa parceria é de longa data, e continuamos presentes para o fortalecimento do SUS e suas ações no combate à Covid-19.




*dados até 22/11/2021, sistema Olostech.



bottom of page