O que é o Previne Brasil?



Quem nos acompanha, já deve ter visto alguns posts nossos falando sobre o Previne Brasil, mas vocês sabem o que realmente ele é e quais são seus impactos?


O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais. O objetivo deste programa é promover uma grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.


O Previne Brasil é um modelo misto de financiamento formado por: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivos a estratégias e programas. Após o lançamento da portaria em novembro de 2019, a Olostech realizou diversas ações para estudar quais seriam os impactos do Previne Brasil para nossos clientes em relação ao sistema. De lá pra cá criamos um plano de ação para ajudarmos os municípios clientes a atingirem os objetivos relacionados aos 21 indicadores de desempenho que são registrados em nosso sistema


O Previne Brasil foi estruturado em diversas fases e os municípios precisam ficar atentos às exigências de cada fase para não perderem recursos financeiros.

Os indicadores do Programa Previne Brasil vão desde a coleta de aferições de pressão arterial até o registro de atendimento a gestantes e diabéticos, e, cada um destes atendimentos precisa obedecer a uma série de regras para que seja contabilizado para o Programa.


Mesmo focados em apoiar nossos clientes no enfrentamento da pandemia, nós aqui na Olostech não tiramos os olhos do Programa Previne Brasil!


Nossa equipe agora se prepara para a implementação de uma nova série de melhorias no sistema relacionadas ao Previne Brasil. Para isso, nossos consultores e analistas de negócio têm como premissa tornar cada vez mais intuitivos os passos a serem seguidos pelos profissionais na coleta de informações. Desta forma, poderemos garantir que tudo o que os profissionais registram no sistema chegue corretamente às bases de dados do Ministério da Saúde, contabilizando os dados necessários para registro dos indicadores e mensuração do desempenho dos municípios.


636 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo