top of page

Sala de Imunização Informatizada integrada à RNDS: mais agilidade e segurança no combate à Covid-19.

O Conecte SUS é um programa do Governo Federal para promoção da saúde digital no Brasil. Dentre seus projetos estruturantes está a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma nova plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde, instituída em maio de 2020. O objetivo é que a RNDS se torne uma infovia da saúde, que permita a troca de informações dentro da Rede de Atenção à Saúde.


A implementação da RNDS começou durante a pandemia da Covid-19, e funcionou como centralizadora de dados com relação aos resultados de testes da Covid-19. Agora, durante a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde, através do DATASUS, estabeleceu que o registro dos dados de vacinação serão realizados na RNDS, através de um novo SI-PNI. O objetivo é promover transparência de dados, permitindo o acompanhamento da população imunizada, o controle da aplicação de imunizantes e o registro de eventos adversos após a vacinação.


Desde que as primeiras doses da vacina CoronaVac chegaram nos Estados em que há municípios clientes Olostech, o Sistema foi adaptado para que os profissionais de saúde pudessem cadastrar os lotes de imunizantes contra a Covid-19 diretamente na ferramenta. Para o uso da ferramenta, que permite parametrização das informações, foi realizado o registro dos aprazamentos decididos pelos municípios, visto que, no caso da CoronaVac a segunda dose pode ser feita em duas a quatro semanas. E, para a Astrazeneca, foi definido o aprazamento de padrão conforme orientação do fabricante.


Paralelamente, assim que o Ministério da Saúde divulgou a documentação referente à integração de sistemas próprios e de empresas privadas com a RNDS, nossa equipe se mobilizou rapidamente para realizar as ações necessárias para essa integração. Dessa forma, os clientes Olostech podem continuar registrando e controlando os aprazamentos da vacina dentro da Sala de Imunização Informatizada, e o software envia automaticamente os dados atualizados diariamente para a RNDS.


Além disso, como o Sistema Olostech é completamente integrado, dentro dos parâmetros estabelecidos pela secretaria de saúde, se o usuário comparecer em qualquer setor de atendimento, o sistema emite alertas para reforço com relação aos prazos da vacina e para busca ativa do paciente. Dessa forma, além de manter os registros automaticamente atualizados no Ministério da Saúde, o Sistema Olostech contribui ativamente para que o município garanta a imunização completa do paciente, promovendo mais agilidade e segurança no combate à Covid-19.


Fonte:





Sala de Imunização Informatizada integrada da Olostech



bottom of page